quarta-feira, 8 de agosto de 2012

IBAMA usa aeronave para fiscalizar a exploração de madeira em Espigão do Oeste

A presença da aeronave sobrevoando a cidade despertou a curiosidade da população.

Nesta terça feira um helicóptero do IBAMA esteve sobrevoando a periferia de Espigão do Oeste em um trabalho de fiscalização de pátio de madeireiras. A aeronave esteve durante a manhã executando esse procedimento para que os fiscais do órgão tivessem uma informação visual do quantitativo de madeira estocada nos pátios das empresas sediadas em Espigão do Oeste. Em seguida a aeronave rumou para o Distrito de Boa Vista do Pacarana onde também repetiu esse procedimento naquela comunidade. A presença do Helicóptero do IBAMA sobrevoando o distrito causou um grande alvoroço pelas ruas do patrimônio. O distrito do Pacarana que é uma região atípica onde predomina o setor extrativista da madeira vem sofrendo inúmeras incursões das autoridades no intuito de coibir essa atividade irregular naquela região. 


Nos últimos dias os acontecimentos se precipitaram com a noticia de um suposto conflito entre empresários do setor madeireiro e lideranças indígenas da etnia Surui. Estivemos acompanhando os acontecimentos na comunidade no ultimo final de semana e pudemos perceber que a população que na sua maioria dependem da atividade de extração de madeira, esta bastante apreensiva com o futuro da comunidade. “Aqui não tem emprego nenhum a não ser trabalhar com a madeira, se fechar as serrarias a cidade acaba”. Vaticinou um morador. Agora com a eminência de uma operação mais extensiva confirmada pelo sobrevoou do helicóptero do IBAMA sobre o distrito do Pacarana a população esta desnorteada, sem uma expectativa de trabalho durante esta seca.



Na manhã desta quarta feira conversamos com o ex – prefeito Reginaldo Pereira do Nascimento – Regi que há décadas é morador do Pacarana, que nos confirmou o temor da população quanto a uma possível chegada das autoridades em mais uma operação para coibir a extração de madeira no distrito. “Olhe! O Pacarana hoje tá todo mundo assustado com esse movimento das autoridades, ninguém tem informação do que realmente vai acontecer, o que eu sei é que tem muita gente voltando para Espigão para esperar o que vai acontecer”. Nesta quarta feira o helicóptero do IBAMA voltou a sobrevoar a região dando continuidade a operação de fiscalização de madeira no município.




Fonte:* Luizinho Carvalho é Sociologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário