terça-feira, 19 de junho de 2012

Urgente: Caixa Dagua do Pacarana pode estar com estrutura comprometida

A obra que vai completar 4 anos corre o risco de ser paralisada.

A denuncia de que a caixa dagua do distrito do Pacarana estaria caindo devido um afundamento na sua base nos foi enviada via Email por um morador do distrito na noite de segunda feira. Mantivemos a informação em sigilo enquanto nos programávamos para ir até o local para verificar a veracidade da denuncia do morador. A oportunidade surgiu nesta quarta feira com o convite do vereador Joveci que precisava ir até ao distrito verificar alguns trabalhos naquela comunidade. Chegando ao Pacarana nos deslocamos até a estação de tratamento de água e após alguns minutos de observação a informação recebida por Email se confirmou.  


A estrutura da caixa dagua do Pacarana com uma altura aproximada de 20 metros de altura e pesando umas 80 toneladas com o recipiente cheio é sustentada por quatro pilares de concreto. Desses quatro pilares de concreto, três deles mostram as marcas de afundamento na base com o piso afundado e enormes trincas em sua volta. Ao indagar do problema ao encarregado do local, Francisco Rizomar – Jabá ele nos informou que a base cedeu há algum tempo e que a ele comunicou ao pessoal da prefeitura. Segundo o funcionário a prefeitura enviou ao local a engenheira Dra Flávia e o engenheiro da Coenco Dr. Eduardo que após várias medições acabaram confirmando a inclinação da estrutura que na época era de 02 centímetros. Francisco Rizomar nos mostrou uma anotação na base do pilar onde consta a data 04 de 04 de 2012, data da visita dos engenheiros. Consta também um desenho da base feita pelos engenheiros mostrando o grau da inclinação da caixa com o registro dos graus da inclinação. 


Pelos registros deixados pelos engenheiros na base da caixa dagua, a informação de que a estrutura da obra estava com problemas eram de conhecimento da prefeitura desde essa data, mas a informação foi mantida em sigilo até chegar ao nosso conhecimento. O correto de nossa parte como imprensa seria o de buscar as informações complementares junto ao pessoal técnico da prefeitura, mas como não estamos mais a fim de perder tempo, pois nunca nos atendem com seriedade, vamos encaminhar a denuncia com as imagens e o vídeo que fizemos no local até as autoridades para que medidas urgentes sejam tomadas, porque essa obra avaliada em mais de R$ 1 milhão de reais e que ainda não foi entregue a população agora corre o risco de ser paralisada devido a essa falha na sua estrutura.

Breve estaremos divulgando o video feito no local.
Fonte: Luizinho Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário