terça-feira, 10 de abril de 2012

Água do Pacarana: Atestado vivo da falta de competência na administração



Os equipamentos da estação até hoje não entraram em funcionamento.

A moderna construção da estação de tratamento de água do distrito de Boa Vista do Pacarana tem uma beleza arquitetônica que contrasta com o abandono em sua volta na forma de ruas e quadras inteiras tomadas pelo matagal. A obra orçada em mais de R$1 milhão de reais de recursos públicos federal irá completar quatro anos sem ter cumprido o seu papel social. Durante todo esse tempo aconteceram muitos fatos em torno dessa obra que protagonizaram muita mentira, denuncias e insatisfação aos moradores.





A população já desistiu de cobrar pela agua tratada na comunidade.

Quando assumiu a gestão municipal a administração “Trabalhando para Todos” absorveu os recursos e o projeto para executar a obra no distrito. Passou os primeiros 12 meses e nada mudou. Veio o segundo ano e as coisas continuaram a passos de tartaruga e a coisa desandou de vez com o desentendimento do prefeito com a empresa responsável pela execução da obra. Por um longo tempo aconteceram trocas de farpas de ambos os lados até que a empresa abandonou a obra sem concluir os trabalhos. Depois de muito discurso e falsas promessas de que a prefeitura iria assumir a obra e concluir os trabalhos uma nova licitação foi feita e a Coenco assumiu a responsabilidade de concluir os trabalhos. Um novo calvário caiu sobre a população do Pacarana. Mudou o projeto, fuçaram para todo o lado e a coisa não chegou a um denominador comum. Hoje a obra esta parada, os equipamentos de mais de um milhão de reais estão desativados, a população continua a receber água sem tratamento dia sim dia não em suas casas. A cada pergunta um desculpa esta na ponta da língua dos responsáveis. Esta faltando um componente para o equipamento entrar em operação, até o final do mês a obra vai ser inaugurada. A situação do projeto de tratamento de água do Pacarana como as demais obras paralisadas no município (Olha que são mais de 10) estão cobertas por uma nevoa de mistério. No Pacarana a população já jogou a toalha e desistiu de esperar pela obra da água.





Mais de R$ 1 milhão foram investidos na obra e a agua não jorrou.

Em conversa com os moradores a maioria dá risada e afirma que daqui uns dias vão aparecer os políticos que vão garantir que irão resolver o problema da água de novo. “É só começar o horário político que eles vão aparecer por aqui”. Brincou um cidadão. Esse desrespeito com a sociedade e falta de zelo com o erário público já se tornou a marca registrada da atual administração, que se especializou em não dar satisfação a vereadores e muito menos à sociedade dos seus atos no executivo. A maioria das obras em execução ninguém sabe se já foi pago, o prazo para entrega, nada é informado à sociedade. Cabe a sociedade sair perguntando aos vereadores como está à situação de cada obra dessas que esta com problemas no município. Isso porque é o papel de cada um deles ter na ponta da língua essas informações uma vez que isso faz parte do seu trabalho como fiscalizador dos atos do executivo.



Veja as imagens da estação de tratamento de agua do Pacarana. 

Fonte: Luizinho Carvalho é Sociologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário